5 atitudes sustentáveis para o Dia da Ecologia

5 atitudes sustentáveis para o Dia da Ecologia

Faça sua reserva

Preservar a natureza é cuidar do nosso próprio bem-estar. Não precisa ser complicado, mas é necessário ser constante. Uma pequena ação diária tem um grande impacto no futuro, seja para poluir ou para preservar, você escolhe. Eu escolho cuidar deste lindo pontinho azul na imensidão do universo, talvez por ter a mesma cor, talvez porque vida como aqui não há em nossas redondezas. Nosso planeta é único, cuidar, portanto, se converte em atitudes sustentáveis para que todos possamos desfrutar!

Já logo me apresento, eu sou a Gralha Azul, ave símbolo da mata atlântica e assídua pela natureza que domina o Costão do Santinho. Tudo aqui é meu lar! E por estar sempre presente, vejo que algumas atitudes podem sim contribuir para manter a natureza em harmonia com o turismo, contribuindo com o equilíbrio entre a paz do lugar e a alegria dos visitantes.  

Não precisa ser complicado, mas precisa ser constante. Gosto de reforçar essa ideia para que o compromisso seja assim um hábito natural, sem ser chato nem impossível de ser mantido por mais de um mês. Vamos às dicas?

 

 

#1 Separar o lixo 

Começamos por atitudes mais simples como a separação do lixo. Em todas as capitais brasileiras existe coleta seletiva de lixo, verifique na sua cidade os horários do caminhão para não perder essa oportunidade! O que pode e o que não pode ser reciclado, você encontra aqui.

Aqui no Costão do Santinho, além das lixeiras de coleta seletiva espalhadas pelo complexo, trabalhamos com o esquema de cores dos sacos de lixo, para que tudo que seja orgânico (não reciclado) não contamine o que vai ser encaminhado para outro destino.

Atitudes sustentáveis são simples, inicie na sua casa com duas cestas de lixo, uma para matéria orgânica e outra para plásticos, garrafas - e tudo mais que demora anos para se decompor no solo. Com isso, você também impulsiona a economia, contribuindo com uma cadeia da indústria que está interessada sim em diminuir o impacto na natureza e produzir produtos mais acessíveis. 

 

#2 Prefira alimentos locais 

Comer bem é trazer a energia da natureza para dentro do corpo! Preferir alimentos produzidos na sua cidade melhora a qualidade nutricional da sua alimentação, porque eles estão mais frescos, impulsiona os produtores rurais das cercanias e incentiva a tradição do lugar com o consumo de produtos típicos.

As atitudes sustentáveis também afetam outras áreas da nossa vida, não é apenas manter a beleza das paisagens naturais, e trazer essa beleza toda para dentro da nossa rotina! Aqui no Costão do Santinho, os fornecedores de frutas, hortaliças, pescados e carnes são regionais, a interação é importante porque a missão do resort vai muito além da hospedagem, as ações são pensadas para o desenvolvimento sustentável da cidade. Afinal, todo mundo ganha se mantermos Florianópolis como uma das primeiras capitais brasileiras com maior índice de qualidade de vida, concorda?

Além da parceria com os fornecedores e a preferência por matéria prima típica, o Parque Ecológico do complexo, um respiro natural para brincar e aprender, também abriga a nossa horta. E euzinha estou sempre por ali! Quando você vier ao Costão, não deixe de me visitar! Tem até um espaço com meu nome, uma casinha na árvore charmosa e perfeita para brincar. 

 

#3 Conheça a memória do lugar, interaja com ele 

Muita gente acha que cuidar da natureza é na verdade se manter distante dela. Não é necessariamente verdade. Existem sim paraísos que são legalmente preservados, onde a visitação é controlada, como a nossa Ilha do Campeche, mas existem outros em que houve um planejamento sério e engajado para colocar em contato natureza e pessoas sem que o equilíbrio seja prejudicado.

É o caso do Costão do Santinho, por aqui é possível interagir com a natureza sem sustos. Explico! O resort criou uma infraestrutura para hóspedes e turistas conhecerem as pinturas rupestres do Homem do Sambaqui, organizando o primeiro museu de história natural ao ar livre - e este é bem o nome dele, Museu Arqueológico ao Ar livre.

Quanto mais você participa e interage com o seu entorno, mais vontade você terá para cuidar dele. Portanto, aventure-se a conhecer a história da sua região, tão rica e tão natural! 

 

#4 Ajude a criar mais reservas ecológicas

Ainda no clima de participar para se engajar, observe na sua cidade - ou venha visitar Floripa! - lugares naturais que podem ser transformados em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, assim o contato poderá ser planejado e mantido por uma entidade particular. Você vai poder desfrutar o passeio e se sentir bem sabendo que não está sozinho nessa, tem sim gente cuidando da natureza - além de você. Com a RPPN do Morro das Aranhas, o resort consegue manter o equilíbrio da mata atlântica, permitir o turismo de observação de pássaros e flores, atividades físicas em 7 tipos de trilhas e caminhadas, ensinar sobre o ecossistema local e respirar! Sim, a reserva é o pulmão do complexo, respirar é fundamental!

E aí na sua cidade? Quais lugares poderiam se transformar em uma RPPN? Passeie, tire fotos, reúna os amigos e proponha a mudança! 

 

#5 Atitudes sustentáveis e turismo de bem com a natureza

Você é do tipo de pessoa que não joga lixo no chão, separa o lixo em casa, fecha a torneira enquanto escova os dentes, adora passear em parques, enfim, ama a natureza! Acertei? Eu sou assim, embora eu seja um pássaro - e não uma pessoa! Então, na hora de passear e conhecer outras cidades, leve exatamente esses hábitos para lá. Cuide do lugar, mesmo que você só esteja de passagem. Tente conhecer a cultura das pessoas, provar os pratos típicos, visitar parques, praças e as belezas naturais que o lugar preserva.

Na hora de reservar um pacote de hospedagem, procure entender como é a dinâmica do lugar com a natureza, se há algum planejamento para minimização do impacto das visitas, com o equilíbrio do ecossistema local. As atitudes sustentáveis também se refletem na maneira como você faz turismo e escolhe que tipo de marca irá deixar no local. 

 

Espero que você tenha aproveitado todas essas dicas e que já possa colocá-las em prática! Lembrando sempre que cuidar da natureza não precisa ser complicado, mas precisa ser constante!

Se você quiser mais informações sobre turismo ecológico no Costão do Santinho, veja aqui

Que tal compartilhar este post com quem também quer ter mais atitudes sustentáveis? 

 

Pacotes