67ª Reunião da Comissão Internacional Baleeira

67ª Reunião da Comissão Internacional Baleeira

Faça sua reserva

O Costão do Santinho recebe entre os dias 4 a 14 de setembro a reunião anual da Comissão Internacional da Baleia, o único fórum reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para definir estratégias de conservação para as grandes baleias.

 

Nesta edição, o encontro propõe a negociação da Criação do Santuário do Atlântico-Sul e as próximas diretrizes com o fim da moratória à pesca das baleias vigente desde a década de 1980. O Grupo de Buenos Aires (GBA), formado por 14 países conservacionistas, defende uma política não-letal em relação às baleias, pela manutenção da proibição da caça comercial em todo o mundo e por uma maior cooperação regional para a conservação dos cetáceos. O Brasil sediou a última reunião do grupo, que foi realizada em Florianópolis – SC, em abril de 2008.

 

A Comissão Internacional é composta por um membro de cada governo signatário e recebe a colaboração de órgãos independentes, como ONGs, entidades públicas e privadas, para discutir diretrizes sobre os estudos e pesquisas relativos à preservação das espécies ameaçadas e a regulamentação da pesca sustentável. Também é responsável ativa por assegurar a aplicação das disposições da convenção e punir as infrações durante as operações efetuadas por pessoas ou por navios sob sua jurisdição.

 

Atualmente, a Noruega, a Islândia e o Japão são os países que mais realizam este tipo de pesca, a atividade é regulamentada em cada país e seus dirigentes se pronunciaram de acordo com critérios de sustentabilidade da Comissão Internacional Baleeira (em inglês International Whaling Commission, ou IWC), como a preservação de determinadas espécies e o cumprimento da cota permitida.

 

O encontro terá a missão de debater pautas de grande expressividade entre a opinião pública, a indústria pesqueira e entidades governamentais internacionais. Mais informações sobre a comissão e sobre o evento no site https://iwc.int/home.

 

Pacotes