Escola de Surf do Costão do Santinho e Sobrasa promovem na praia aula gratuita de prevenção ao afogamento – Surf Salva

Escola de Surf do Costão do Santinho e Sobrasa promovem na praia aula gratuita de prevenção ao afogamento – Surf Salva

Faça sua reserva

O afogamento é uma das causas de maior impacto na saúde e na economia do mundo.

Escola de Surfe do Costão do Santinho e Sobrasa promovem na praia, neste sábado, 25, a partir das 9h o projeto Surf-Salva, um curso gratuito da Sobrasa que ensina os surfistas, moradores e turistas a: Prevenir, Identificar e Reagir ao afogamento, visando criar comunidades mais seguras e resilientes ao problema.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 44% das mortes por afogamentos acontecem entre novembro e fevereiro. O número de óbitos por afogamento em nosso país supera os 6 mil casos ao ano, isto sem falar nos incidentes não fatais que chegam a mais de 100 mil. As crianças são as principais vítimas dessa situação, pois tem entre 1 e 9 anos de idade, o afogamento é a segunda causa de morte, entre os adolescentes de 10 a 14 anos esta é a terceira causa de morte, para os jovens de 15 a 24 anos é quarta causa de morte. Sendo assim o óbito por afogamento está entre as principais causas de morte.

Para o Cabo do corpo de bombeiros militar, Rafael de Barros, esta ação é uma forma de multiplicar os conhecimentos e com isso salvar muitas vidas “O surfista é o visitante mais assíduos de nossas praias. O Objetivo do curso é ensinar os surfistas e praticantes de atividades aquáticas o conceito de afogamento e as formas de suporte básico de vida. Tudo isso de forma individualizada dependendo da habilidade técnica de cada um dos participantes. Assim, passamos o aprendizado e multiplicamos o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país”, disse. 

A Sobrasa

Sobrasa foi fundada em 1995, por um grupo de profissionais médicos, guarda-vidas e outros profissionais atuantes na área aquática que visam prevenir ao afogamento, é uma entidade sem fins lucrativos  e “full member” da ILS (International LifeSaving), a qual representa no Brasil.

A Escolinha de Surf do Costão

Fundada em 1994 a escolinha na praia do santinho oferecendo aulas de surf  nível 1, 2 3 - avançado - tow in - surf trips - gerenciamento de carreira para atletas - surf shop - surf guia Tour nacional ou internacional - aluguel de equipamentos - Aulas de sup e bodyboard - fotos e filmagens - surf treinos - Projeto Surf Social – Eventos. É premiada Top Quality Brazil 2010-2011 e Exemplo Voluntário com Projeto Surf Social 2011.

Esta ação tem apoio da Mormaii, da Associação de surf ingleses/santinho e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

Pacotes