Espécie peculiar de planta é descoberta nas dunas do Santinho

Espécie peculiar de planta é descoberta nas dunas do Santinho

Faça sua reserva

As dunas são elevações de areia, podendo apresentar-se mais ou menos coberta por vegetação. São formadas pelos ventos que vêm do mar carregando a areia fina até que se estabilizem por uma vegetação pioneira. Sua principal função é proteger a costa, pois servem de barreira natural à invasão da água do mar e da areia em áreas interiores e balneários, além de protegerem o lençol de água doce evitando a entrada de água do mar.

São consideradas importantes ecossistemas por abrigarem uma diversidade biológica ímpar, composta por uma flora rica em espécies e uma fauna constituída por insetos, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos e por algumas espécies de aves marinhas que utilizam as dunas para construírem seus ninhos. Devido à sua importância são consideradas áreas de preservação permanente, logo, são protegidas por lei, o que obriga os municípios costeiros a adotarem planos de manejo no que se refere ao cuidado e recuperação deste ecossistema.

 Sua vegetação, composta principalmente de plantas rasteiras, desempenha papel importante na sua formação e fixação, pois cortam o vento, limitam as cheias e abrigam a fauna e a flora originais. Desta forma, a retirada da vegetação acarreta movimentos de areia carregada pelo vento, que passam a cobrir casas e estradas, podendo assorear lagoas e rios. Apesar de possuírem funções dentro dos mecanismos regulatórios ambientais importantes para os seres humanos, sofrem muitas vezes ameaças pela mão do próprio homem.

Pesquisadores descobriram na área do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho uma planta peculiar que habita apenas  nesta e em outra área distinta da costa brasileira. A Hypoxis atlântica é considerada específica da costa leste do nosso país, sendo localizada apenas nas dunas da Praia do Santinho, em Florianópolis, e na Bahia. A planta tem entre 5 e 15 centímetros e floração o ano todo na cor amarela. Seu habitat natural é em praias de enseadas junto às dunas costeiras, em depressões úmidas. Nós achamos a mesma flor no jardim do Costão do Santinho Resort, garantindo o nosso compromisso com o nosso maior patrimônio, o meio ambiente! 

As Dunas do Santinho são as principais características de uma praia de enseada: montes de areia depositados e moldados pela ação do vento. As dunas costeiras além de compor a paisagem singular da Praia do Santinho é uma atração turística e de muita diversão. Possui aproximadamente uma área de 91,5 hectares e é tombado como patrimônio natural e paisagístico da Ilha. São faixas e semi-faixas que fazem a fronteira com a Praia dos ingleses – Nas dunas a diversão é garantida, além de poder conhecer e vislumbrar toda essa beleza você pode praticar esportes e caminhadas. Reserve uma manhã de sua hospedagem e divirta-se numa caminhada do Santinho aos Ingleses. E, no fim, dê um mergulho e deixe o mar lavar a alma. ;]

Pacotes