Exposição do Projeto Tamar e Soltura de Tartaruga no Costão do Santinho

Exposição do Projeto Tamar e Soltura de Tartaruga no Costão do Santinho

Faça sua reserva

O Resort, no intuito de manter o seu compromisso e a sua preocupação com a herança cultural, natural, histórica e com a proteção ao meio ambiente firmou parceria com o Projeto Tamar e montou uma exposição com as tartarugas que costumam visitar a Ilha. 

 

A exposição foi inaugurada no dia três de outubro e está montada no interior do Resort, para celebrar esta parceria será realizada no dia 13/10 às 15h a soltura de uma tartaruga reabilitada. A tartaruga que será solta é da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde. É a tartaruga mais frequente no litoral de Santa Catarina e alimenta-se quase exclusivamente de algas. Quando adulta pode chegar a 1,20m de comprimento de casco e até 300kg. O animal que será solto ainda é juvenil, com cerca de 40 cm de comprimento e 4kg. Não se tem como saber exatamente a idade do animal, pois veio do mar, mas tem alguns poucos anos de vida. As tartarugas marinhas ficam adultas somente perto dos 30 anos e vivem cerca de 90 anos.

 

Este animal caiu em rede de pesca artesanal, na comunidade da Praia da Barra da Lagoa. Os pescadores, que são parceiros do Tamar, fizeram contato com o projeto e a tartaruga foi encaminhada para a reabilitação. Ela esteve em tratamento cerca de um mês e agora está pronta para voltar para o mar

 

Durante a atividade, os monitores do Tamar explicarão sobre as principais ameaças do homem que podem prejudicar o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Atualmente as duas principais ameaças para as tartarugas marinhas são as redes de pesca, onde os animais capturados acabam morrendo afogados e também o lixo no mar. O Tamar atua diretamente com sensibilização e educação ambiental com as comunidades de pescadores para minimizar o impacto da pesca sobre esses animais e mantém os Centros de Visitantes para trazer o conhecimento para a população em geral em como podem colaborar na conservação das tartarugas marinhas. 

 

Parceria com Resort

 

A parceria com o Costão além de firmar a preocupação e compromisso que o Resort tem com o meio ambiente e também para divulgar cada vez mais o projeto e a sua importância, tem o objetivo de educar as crianças e os pais sobre o descarte correto de lixo e o cuidado com a natureza. Esta não é uma ação isolada do Resort, o hotel possui a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural e um departamento de ecologia que cuida especificamente dessa parte e de pesquisas ambientais para garantir que a reserva permaneça intacta. Além disso, o hotel possui uma estação de tratamento de efluentes exclusiva para o hotel e um sistema de reciclagem de lixo. Há outros projetos ainda em desenvolvimento. Esta ação com o Projeto Tamar  tem tudo a ver com a causa do Costão do Santinho, com a herança cultural, natural, patrimonial e histórica que o Resort quer deixar como legado.  

 

Projeto

O Tamar (junção das palavras tartaruga e marinha) é uma parceria do Governo Federal - por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - com a Fundação Pró-Tamar. Criado em 1980, quando as tartarugas já faziam parte da lista de espécies de animais ameaçados de extinção, o programa abrange atualmente 19 bases de pesquisa e conservação da costa brasileira, além de 11 centros de visitação. Única base de preservação da região Sul do país, a capital catarinense abriga os dois núcleos. 

 

Resumo:

O que: Soltura de Tartaruga

Onde: Costão do Santinho 

Quando: 13/10 às 15h.

Pacotes