Projeto Tamar e Costão

Projeto Tamar e Costão

Faça sua reserva

No último sábado (12/08), ocorreu a soltura de uma tartaruga marinha na Praia do Santinho pelo Projeto Tamar. Já é a terceira vez que participamos do evento e esta edição foi muito especial, pois o cantor Sérgio Reis, uma das atrações do pacote de Dia dos Pais, realizou a soltura.

Conversamos com o executor técnico do Projeto Tamar, Daniel Rogério, que contou um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, espécie ameaçada de extinção:

1-) Essa ação faz parte de iniciativa do Projeto Tamar?

Essa ação é parte das ações de conscientização e sensibilização realizadas pelo Projeto Tamar em Florianópolis. Em parceria com o Costão, a soltura aconteceu na Praia do Santinho. O objetivo é prestigiar a comunidade do bairro e divulgar as ações do Projeto Tamar em outras comunidades de Florianópolis. Assim, atingimos um público diferente e atraindo mais pessoas para a causa da conservação dos oceanos.

2-) Por quê a tartaruga que foi solta ficou aos cuidados da sua equipe?

Esta tartaruga foi capturada em rede de pesca e trazida pelos próprios pescadores, que são nossos parceiros, para os cuidados do Projeto Tamar durante a safra da tainha. Ela ficou alguns dias sob cuidados veterinários no Projeto Tamar e depois de ganhar alta veterinária, foi liberada para ser solta neste final de semana.

3-) Qual o tratamento que ela recebeu?

Ela ficou isolada do público em uma piscina especial em observação, para saber se estava bem para ser devolvida ao mar. Ela foi medida, pesada e marcada com anilhas de metal e todos os dados coletados foram colocados no sistema do Projeto Tamar. Caso alguém a encontre novamente, poderemos saber pelo número das marcas todas as informações do animal. Esses dados são muito importantes para a pesquisa e para a conservação das tartarugas marinhas.

4-) Quantas solturas de tartarugas marinhas foram realizadas pelo Tamar Florianópolis neste ano? 

Em torno de 20 solturas. 

5) Quais são as características que você destaca do animal que foi solto no sábado?

É uma tartaruga juvenil, com cerca de 4 kg. É da espécie tartaruga verde, a mais comum no nosso litoral. Quando adultas, atingem mais de 200 kg, porém no Sul do país geralmente aparecem animais pequenos, com no máximo 25 kg. Se alimentam principalmente de algas e vêm para perto da costa em busca desse alimento, por isso têm muita interação com a pesca artesanal e com o lixo.

6-) Qual é a importância desta ação para o público? 

A importância é a sensibilização das pessoas. O foco dessa atividade é que a comunidade tenha uma experiência única, conheça o Projeto Tamar, visite os Centros de Visitantes, aprenda mais sobre as tartarugas marinhas e nos ajude a proteger os animais.

***

O Tamar Florianópolis é um parceiro do Costão do Santinho e em 2017, pretendemos trazer um pouco mais do projeto para a experiência de nossos hóspedes. Aguardem novidades em breve!

Pacotes