Receita do Chef Gabriel Felipe de Oliveira do Costão do Santinho ganha 1º lugar na FENAOSTRA 2017

Receita do Chef Gabriel Felipe de Oliveira do Costão do Santinho ganha 1º lugar na FENAOSTRA 2017

Faça sua reserva

Nosso colaborador Gabriel Felipe de Oliveira, em parceria com seu auxiliar Roger Zamboni Stefan, foi laureado com o primeiro lugar no concurso cultural profissional da FENAOSTRA 2017 com a receita Ostra Vichyssoise com Milk Shake do Mar e Pérolas de Ponzu.

 

A feira é realizada anualmente em Florianópolis-SC desde sua primeira edição em 1999. Sua principal missão é incentivar a divulgação do manejo e do consumo das ostras produzidas no litoral catarinense, dando oportunidade aos visitantes de provar pratos especiais à base de frutos do mar que destacam a ostra como ingrediente principal.

 

Além da melhor receita, o Gabriel vai com acompanhante a uma viagem para Istambul, na Turquia, com tudo pago pela organização do evento.  

 

O Costão do Santinho tem 25 anos de tradição em alta gastronomia, uma equipe de cozinha criativa e em constante aprimoramento técnico. Recebemos com orgulho a notícia do prêmio e seguimos confiantes com a qualidade profissional de nossos chefs. E para celebrar junto, ele autorizou a divulgação da receita, aí vai!

 

Ostra Vichyssoise com Milk Shake do Mar e Pérolas de Ponzu

 

Ingredientes

 

200g Batata 

60g Alho Poró  

30ml Vinagre de limão 

10g Sal 

60ml Azeite 

60g Sagu  

40ml Laranja 

30ml Shoyo 

40g Iogurte 

10ml Limão 

30g Cebolete 

30g Cebola roxa 

30g Manteiga 

60ml Vinho branco 

60ml Água de Ostra 

30ml Creme de Leite 

0,5g Pimenta em Grãos 

6 ou 5 Ostras 

Gelo

 

Modo de preparo:

 

OSTRA:

Cozinhar no vapor por + ou - 1 minuto sem a casca. Reserve.

 

VICHYSSOISE:

Cortar em brunoise as batatas e o alho poró suar no azeite, adicionar água e cozinhar até obter consistência de purê. Escorrer as batatas e o alho poró, bater para virar um creme colocando vinagre de limão, sal e pimenta quanto basta. Levar à geladeira para resfriar.

 

PÉROLAS DE PONZU:

Cozinhar o sagu em água fervendo. Espremer a laranja e o limão juntar o suco ao shoyo. Retirar o sagu do fogo e mergulhá-lo nesta mistura, acertar o sal. Levar para a geladeira.

 

MOLHO DE IOGURTE:

Retirar o soro do iogurte. Juntar o suco de 1 limão, 10 ml de azeite, sal e cebolete, cortadas finamente.

 

MILK SHAKE DO MAR:

Suar a cebola na manteiga, adicionar vinho branco, ferver até reduzir a um terço do vinho. Acrescente a água da ostra e o creme de leite, até reduzir por mais alguns minutos. Acertar o sal, pimenta, passar pela peneira, resfriá-lo colocar no sifão.

Pacotes