V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Faça sua reserva

O V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural foi realizado nos dias 26 a 29 de Julho de 2018, na Sede da RPPN Morro das Aranhas, no Costão do Santinho Resort. O evento contou com 250 participantes, entre proprietários de reservas, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, consultores de empresas, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.

 

 

O congresso foi realizado pela RPPN Catarinense e teve como objetivo congregar os proprietários de RPPNs, dando-lhes a oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas e dificuldades enfrentadas, assim como se atualizar sobre a situação da conservação em terras privadas no Brasil.

 

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade para debaterem sobre os principais temas relacionados à criação, reconhecimento, implantação, herdeiros, gestão, proteção e o futuro das RPPNs, com especialistas de diversos setores. Ainda, questões como ecoturismo, educação ambiental, pesquisas científicas, pagamento por serviços ambientais, sustentabilidade ambiental, planejamento e manejo fizeram parte do enfoque das discussões.

 

O seleto grupo de convidados e palestrantes contou com a presença do RPPNista Ney de Souza Pereira da RPPN Reserva Matogrosso, Sr. Brent Mitchel da IUCN/EUA, Sr. Jeam Barborak da Universidade Estadual do Colorado e outras instituições como IMA/SC, ICMBio, SOS Mata Atlântica, SANEPAR, WWF, Fundação Grupo Boticário, SESC Pantanal, Ecofuturo, Instituto Homem Pantaneiro. Empresas privadas também marcaram presença como a Votorantin, a Klabin, a International Paper entre outros.

 

Durante o evento, também ocorreu o lançamento do Guia das RPPNs de Santa Catarina, uma publicação da RPPN Catarinense que apresenta um panorama das reservas privadas no estado. 

 

O proprietário da RPPn Morro das Aranhas do Costão do Santinho foi homenageado com o título “Amigo das RPPNs”.

Pacotes